Logradouro o que é: Entenda de uma vez por todas

Logradouro o que é
Foto: (reprodução/internet)

O termo logradouro é uma palavra do nosso idioma cujo significado muitas pessoas desconhecem. Para piorar a situação essa palavra é extremamente recorrente em documentações privadas e públicas, por exemplo, em currículos, cadastros etc. Aprenda sobre o que é logradouro.

PUBLICIDADE

Dentre tantos formulários e cadastros com os quais nos deparamos ao longo de nossas vidas para preenchermos pode ser que ao nos depararmos com essa palavra tão pouco usual no dia a dia da maioria das pessoas fiquemos paralisados sem saber ao certo como preencher o tal campo. Afinal do que se trata o logradouro?

Significado

Segundo o dicionário, a definição da palavra logradouro é:

PUBLICIDADE
  1. Aquilo que se pode lograr ou desfrutar.
  2. Espaço anexo a certas casas, usado como serventia ou para qualquer outra função.
  3. Lugar, como praças, jardins, hortos, passeios etc., mantidos pelas municipalidades para desfrute da população.
  4. Campo público onde todos tinham direito de levar o seu gado para pastagem.

Sua origem etimológica está no termo em latim “lucrari” que significa obter, desfrutar ou ganhar. Também deriva da palavra lograr, que significa alcançar, aproveitar. Por vezes em documentos essa palavra aparece resumida como “logr”.

Nenhuma dessas definições, contudo, explicam bem o que é esperado que seja preenchido nos campos dos documentos oficiais. É necessário compreender o significado de logradouro no endereço, pois um depende do outro.

Logradouro em um endereço

A maneira mais prática e usual de se explicar o que significa a palavra logradouro é simplesmente dizer que se trata de um sinônimo de endereço. Entretanto, não são exatamente a mesma coisa. O endereço é um aglomerado de elementos de textos que permitam indicar um local de entrega, de uma residência de determinada pessoa ou família, ou até instalações de uma instituição ou empresa. A composição do endereço é a seguinte:

  1. Destinatário e remetente (Nomes);
  2. Tipo de logradouro e nome de logradouro. Número do lote e complemento se existir;
  3. Bairro;
  4. CEP, nome da localidade e sigla da unidade da federação.

Então, com isso, podemos perceber que o termo logradouro está dividido em duas subpartes distintas sendo elas tipo e nome de logradouro, utilizadas pelo correio para poder designar uma localização específica. Também nessa linha segue número e complemento.

Tipo de logradouro

PUBLICIDADE

Trata-se do espaço público ou privado, ou tipo de via ao qual ele pretende se referir. Por exemplo, para a Rua Afonso Ferreira, 630, Apt. 30 o logradouro terá como tipo “Rua”. E além de Rua existem diversos outros tipos de logradouros utilizados, sendo alguns dos mais comuns:

  • Avenida
  • Condomínio
  • Distrito
  • Estação
  • Estrada
  • Favela
  • Jardim
  • Largo
  • Parque
  • Praça
  • Quadra
  • Rua
  • Rodovia
  • Vila

Nome, número e complemento de logradouro

Neste campo temos o nome oficial que é concedido pelo município ao qual este logradouro pertence. Para o mesmo endereço que foi previamente utilizado como exemplo o nome de logradouro será “Afonso Ferreira”.

O número de logradouro vai indicar qual o imóvel é o alvo de uma determinada entrega. Por vezes, o imóvel não terá um número determinado, para estes casos recomenda-se utilizar a sigla s/n (sem número). Para o exemplo anterior o número do logradouro será 630.

Por fim, às vezes é preciso especificar o complemento para melhorar a exatidão do endereço, como, por exemplo, quando múltiplas casas compartilham o mesmo número por estarem no mesmo terreno. Considerando o exemplo que foi citado anteriormente o complemento seria “Apartamento 30”.

Logradouro em um cadastro

Normalmente, quando aparece um campo no formulário que esteja requerendo ser preenchido com seu logradouro, sua real intenção é saber de fato qual é o local onde você reside. Mesmo assim, é bom ter atenção à quais informações você vai colocar nessa parte do cadastro, afinal nem todos eles estão padronizados conforme as regras de preenchimento que foram mencionadas previamente nesse texto. Podem aparecer de forma mais resumida ou podem ser parcialmente padronizadas.

Quando não há padronização o logradouro possui uma função genérica, e o esperado é que você introduza seu endereço completo ao fazer o preenchimento. Por exemplo, o preenchimento deveria ser nesses casos “Rua Afonso Ferreira, 630 apt. 30”. No entanto, para formulários padronizados, essas informações não devem ser inseridas todas juntas, uma vez que cada parte dela terá seu respectivo campo para preenchimento dentro do endereço.

PUBLICIDADE

INSCREVA-SE

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner