Quais pecados devo confessar ao padre

quais pecados devo confessar ao padre
Foto: (reprodução/internet)

Se você é católico, já deve ter se perguntado: quais pecados devo confessar ao padre? Será que tudo que eu faço que não agrada a Deus é considerado mesmo pecado? Como saber o que devo confessar ou não? Neste artigo você irá saber um pouco melhor sobre esse assunto. Confira a seguir!

PUBLICIDADE

De acordo com o antigo Sacramento, e o compêndio do catecismo da igreja Católica, além do perdão dos pecados conferidos pelo batismo é necessário o sacramento da penitência. Esses por sua vez devem ser realizados não de maneira ritualística e como uma obrigatoriedade, mas sim como um sinal de arrependimento genuíno.

O que devo confessar ao padre?

É importante realizar um exame de consciência para a realização de uma boa confissão e antes de mais nada é importante que você não tenha medo de falar, não é o padre ou alguma autoridade religiosa que irá julgar a sua ação, muito pelo contrário mas o propósito dessa atitude é você se conscientizar deste pecado, se arrepender, e verbalizar para alguém como sinal de arrependimento.

No entanto, isso não deve ser feito para qualquer pessoa, mas sim para o responsável por este ato de Sacramento.

PUBLICIDADE

É importante também que você seja claro, conciso, arrependido e completo. Isso significa que você não precisa ficar dando voltas, ou que você precisa explicar todo o motivo que levou você a praticar tal ato, mas o importante é que o verdadeiro arrependimento esteja presente.

Por fim é importante que você saiba que a confidencialidade da confissão evita que o padre revele os seus pecados a qualquer pessoa, isto é, sobre a pena de excomunhão.

O que é pecado para igreja católica?

A maioria das pessoas já ouviu falar dos sete pecados capitais que são a soberba, a luxúria, a ira, a gula, a inveja e a preguiça. Nem tanto a igreja católica também agrega aos pecados mortais o abuso, a poluição do meio ambiente, o aborto, o tráfico de drogas, a riqueza desmensurada e a manipulação genética.

Quais são os meus pecados?

Antes de realizar a confissão, você deve fazer uma examinação calma e minuciosa desse mesmo compreender se cometeu algum dos pecados conhecidos e citados anteriormente, para que possa confessá-los.

Não existe perdão sem arrependimento, sendo assim para que você possa ter uma visão mais ampla desse assunto, dentre os pecados mais comuns estão a luxúria, a gula gula avareza, a preguiça, a ira, a inveja e a vaidade.

Como falar os pecados na confissão?

Seja direto quando falar dos seus pecados, a confissão não é o momento terapêutico, mas sim um sinônimo de arrependimento e um ritual que deve ser realizado de maneira breve. Seja objetivo com o que você pretende dizer, seja claro, e principalmente lembre-se que não é o lugar de culpar outras pessoas, este é um pecado seu.

PUBLICIDADE

No catecismo antes de realizar a confissão deve se realizar um exame minucioso da consciência, você deve também estar arrependido dos seus pecados, e por fim deve confessar os a um padre autorizado para oferecer o perdão.

Mas não apenas isso, a autoridade religiosa poderá lhe passar uma penitência para amenizar o dano causado, sendo assim você poderá cumprir certos atos de penitência como orações ou alguma forma de mortificação.

Quais são os pecados graves e leves?

Os pecados graves de modo geral são o adultério, a apostasia, a blasfêmia, a inveja, a raiva extrema, o homicídio, dentre outros.

Existe também um pecado chamado de venial, ele ocorre quando em matéria leve não se observa a lei moral ou quando ela desobedece a vida sem pleno conhecimento ou sem nenhum conhecimento.

Quais os pecados que padre não pode perdoar?

Segundo as sagradas escrituras pecados que são considerados graves só podem ser perdoados por bispos mais graduados, autoridades do Vaticano ou o próprio Pontífice, dentre eles está a mácula do pão e do vinho consagrado, a violação do sigilo da confissão e o planejamento da morte do Papa.

Como realizar um exame de consciência?

Existem algumas formas de realizar esta ação, uma delas é anotar em um papel as coisas das quais você sabe que errou e pecou e refletir sobre cada uma delas, escrever pode te auxiliar a ter consciência do seu erro e assim facilitar o ato de confissão.

PUBLICIDADE

INSCREVA-SE

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner