Como elevar um número no teclado

Como elevar um número no teclado
Foto: (reprodução/internet)

Para aquelas pessoas que não se lembram (ou ainda estão por ter seu primeiro contato com este assunto), exponenciação é a operação matemática que multiplica um dado número por ele mesmo uma certa quantidade de vezes, também sendo chamada de potenciação. Continue lendo para aprender como elevar um número no teclado.

PUBLICIDADE

Como elevar um número no teclado

O número que indica a quantidade de vezes a se multiplicar é chamado de expoente. Conforme vemos no exemplo, temos: Exemplo: 3² = 9. (Lê-se três elevado a dois ou três ao quadrado). Onde:

  • 3: é chamado de Base. É o número que vai ser multiplicado por ele mesmo
  • 2: é o Expoente. É a quantidade de vezes que a base vai ser multiplicada por ela mesma.
  • 9: é a Potência. O resultado da operação.

Por vezes, é necessário transcrever tais operações num editor texto, como o Word por exemplo, e esse processo a princípio pode não ser muito intuitivo. Com o intuito de desmistificar o assunto confira a seguir como elevar seus expoentes.

Como faz para elevar o número?

PUBLICIDADE

Se estiver utilizando o editor de texto Microsoft Word você precisa primeiro selecionar o número que deseja transformar em expoente, seja arrastando o cursor enquanto segura o botão esquerdo do mouse sobre o número ou utilizando Shift em conjunto com as teclas de direção. Feito isso você tem agora duas opções para realizar a transformação, pode optar pelo jeito manual ou usando atalhos.

Se optar pelo manual e estiver usando uma versão recente do Word, basta procurar entre as ferramentas na parte superior esquerda da interface do programa sob a aba “Página”. Ali você encontrará as opções para trocar a cor da letra, negrito, itálico, tipo de fonte e mais. Próximo a esses ícones você verá dois ícones com a letra X escrita neles, um com um 2 na parte de baixo e outro com o 2 na parte de cima. Clicar nesses botões enquanto o seu número estiver selecionado o transformará em subscrito (se selecionar x com 2 abaixo) ou sobrescrito (se selecionar x com 2 acima). O sobrescrito é o que utilizamos para representar os expoentes.

Para fins de curiosidade, o subscrito é utilizado, por exemplo, para fórmulas químicas, como em H2O. Os botões não têm efeito apenas sobre números, também afetam letras sendo possível escrever palavras ou textos subscritos ou sobrescritos conforme a necessidade.

Elevar o número usando atalhos

Para elevar um número utilizando de atalhos você precisará pressionar a tecla Ctrl e o sinal de igual para gerar o efeito de subscrito. Pressionar a combinação de teclas novamente removerá o efeito de subscrito do trecho selecionado atualmente. Para criar o efeito de sobrescrito deve-se pressionar Ctrl, Shift e o sinal de igual. As três teclas pressionadas juntas transformarão o texto selecionado em sobrescrito, permitindo que nós possamos escrever nossos expoentes, e se pressionados novamente eles removem o efeito de sobrescrito. Vale lembrar que não é possível que um texto esteja sobre efeito de sobrescrito e subscrito ao mesmo tempo. É um ou outro.

Como fazer 2 elevado a 3?

PUBLICIDADE

Para exponenciações de quadrados ou cubos (expoentes sendo 2 ou 3, respectivamente) existe um meio ainda mais rápido de se preencher. Basta que você digite no seu teclado o número 2 ou 3 (da sequência de números acima das letras, e não do seu teclado número à direita caso exista) enquanto segura a tecla Alt Gr (é a tecla Alt do lado direito do seu teclado). Deve-se pressionar a tecla Alt Gr antes de digitar o número.

Se você olhar atentamente para as teclas de seu teclado na parte numérica acima das letras (e abaixo da sequência de F1, F2 etc.) há uma boa chance de que nelas estejam escritas pequenos símbolos ao lado dos números. Você poderá notar que para 2 e 3 existem pequenos 2 e 3 gravados ali, já para 4, 5 e 6 os símbolos diferem (sendo £, ¢ e ¬, respectivamente).

A tecla Alt Gr permite acessar a esses símbolos e funciona também para as teclas próximas ao Enter e ao Backspace (botão de apagar). Pressionar Alt Gr em conjunto com essas teclas 2 e 3 trará pra você esses números sobrescritos, o que pode facilitar bastante na hora da digitação, uma vez que, boa parte dos expoentes que geralmente precisamos transcrever utilizam esses dois números.

PUBLICIDADE

INSCREVA-SE

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner